Vitória segura do Anderleste na Taça Challenge!
A derradeira jornada da fase de grupos da Taça Challenge, marcou embate entre duas formações que estão a revelar algumas dificuldades nas suas respetivas ligas, Bodis na D1 e Anderleste na C2. Acabaram por ser os belgas a resolver a questão no primeiro tempo, mostrando também grande maturidade no segundo tempo por forma a gerir uma preciosa vantagem.
O primeiro aviso no jogo nasceu de um passe longo de Tomás Melo Ribeiro a descobrir o ataque ao espaço de Tomás Avelar, sendo que o ala direito tentou um remate em volley à queima-roupa, mas acertou na malha lateral. A resposta dos Bodis não demorou a surgir, com uma perda de bola em zona proibida no momento de construção e com o esférico a sobrar para João Mimoso, que conduziu e só não faturou graças a uma boa mancha de Salvador (estrangeiro). Os Bodis continuaram a mostrar atrevimento, quando uma bola longa foi ao encontro de Hugo Dias e este atirou em volley, um pouco em balão, mas à trave! Seria a vez dos belgas criarem perigo, com um excelente pontapé de Salvador a descobrir João Durão António e o dianteiro conduziu, antes de fazer uma “vírgula” muito curta e atirar de pé esquerdo, mas Fábio Sabino estava bem colocado e segurou a dois tempos. Mimoso voltaria a mostrar um grande espírito de luta no interior da área, quando conseguiu ganhar algumas divididas e rematar em esforço, mas voltou a ver o golo ser negado por Salvador. O enguiço seria finalmente quebrado pouco depois, quando um ressalto fez com que a bola chegasse a Pedro Galvão, que soltou no momento perfeito à direita em Avelar e este colocou uma bola rasteira ao segundo poste, onde surgiu João Durão António, que só precisou de encostar para o fundo das redes! Galvanizado com o golo apontado, o Anderleste continuou a crescer ao longo do primeiro tempo, deixando um aviso muito ameaçador quando Pedro Ramos descobriu Guilherme Simões com um passe atrasado, mas o remate deste passou por centímetros ao lado alvo. Em seguida, Bartolomeu Costa Cabral recebeu descaído para a direita e fez um movimento muito característico da sua pessoa, ao fletir para o centro e rematar de pé esquerdo para defesa impressionante de Sabino. Pouco depois, o homem-golo dos belgas seria mesmo feliz, quando Galvão viu o seu remate ser bloqueado e o esférico sobrou para Bartolomeu, que ainda teve a frieza de fintar o keeper antes de atirar para o fundo das redes! O resultado era assim 0-2 ao intervalo!
A entrada no segundo tempo dos belgas revelava uma equipa sem medo de arriscar na saída de bola e a procurar gerir a sua vantagem com maturidade. A construção era paciente e obrigava os rapazes liderados por João Seborro a correr atrás do esférico se pretendessem relançar a partida. O primeiro aviso do segundo tempo surgiu quando Avelar descobriu Guilherme Ruschel à entrada da área e o centro campista atirou, mas ao lado. Miguel Lucas tentou ripostar para os Bodis ao conduzir pelo miolo e atirar rasteiro à entrada da área, mas Salvador estava atento e foi ao tapete segurar. Em seguida, uma recuperação à direita fez com que o esférico sobrasse para Mimoso e o dianteiro serviu Hugo, que tentou um remate em arco de pé esquerdo, que ainda sofreu um desvio e não passou longe do alvo. O Anderleste ia tendo algumas oportunidades para contra-atacar devido às linhas cada vez mais subidas dos verde e brancos, e num desses lances, Durão recebeu e atirou cruzado, por pouco ao lado. Em seguida, em posição semelhante, Bartolomeu recebeu o esférico e rematou de pé esquerdo, mas Sabino estava atento e impediu o bis do canhoto. Aos poucos, os Bodis começaram a crescer e dispuseram de três oportunidades em poucos minutos: as duas primeiras resultaram em intervenções de Salvador, primeiro num aviso de Vasco Rodrigues e depois por Mimoso. Num terceiro momento, Mimoso voltou a surgir em boa posição, mas só conseguiu atirar à malha lateral. Um erro na saída de bola dos Bodis quase lhes custou caro, com a bola a sobrar para Simões, que só não faturou graças a Sabino. Um belo remate de fora da área de Seborro, quase relançou a partida para os últimos minutos, mas Salvador sacudiu para canto. Nada mais haveria a assinalar, pelo que os três pontos se confirmaram mesmo para o Anderleste.
Fechou-se assim um bom jogo de futebol em que ambas as formações quiseram praticar um futebol ofensivo, pecando apenas na finalização. Os belgas têm o segundo lugar praticamente garantido no grupo D da Taça Challenge, enquanto os Bodis se poderão focar a 100% na D1.
por Redação Allstars