Allstars on Facebook

Jogo

Liga C2, 2024-04-03 às 21:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 3

2 - 1

000100

MVP: Pedro Galvão

Anderleste vs FC Nantes Chateies

Anderleste vence duelo crucial pela fuga à despromoção!

Jogo a contar para a 10ª jornada na Liga C2 com os Anderleste a receberem os Nantes Chateies. À entrada da jornada ambas equipas estavam em igualdade pontual e uma vitória significaria a saída da tão temida zona de despromoção. Os Anderleste venceram pela margem mínima e saltaram para a oitava posição a salvo da linha de água.

O encontro começou com uma primeira ameaça dos Nantes Chateies por parte do capitão, João Batalheiro que ficou perto do golo ao aproveitar um livre ligeiramente descaído para a esquerda para rematar rasteiro e testar Salvador Chagas (estrangeiro). Neste período inicial os Anderleste iam-se impondo como a melhor equipa e Pedro Ramos ia sendo um quebra-cabeças para a equipa de verde. O médio ganhou um livre lateral, batido por Pedro Galvão, que encontrou Tomás Ribeiro desmarcado no 2º poste, mas o seu remate saiu por cima da baliza. Alguns minutos depois os Nantes iam ter uma excelente oportunidade! Guilherme Cadete serviu Mário Pinto que ficou isolado frente ao keeper, mas o avançado ficou na dúvida sobre se estava em jogo ou não, atrapalhou-se e não conseguiu concretizar o lance. Pedro Ramos continuava a ser um problema na ala direita e desta vez ultrapassou Cadete e ganhou espaço para atirar à baliza dos Nantes, mas o remate foi desviado pela defesa. No seguimento da jogada, de canto, Tomás Ribeiro ficou pertíssimo do golo, mas um corte em cima da linha impediu que a turma de roxo se adiantasse no marcador! Em seguida podiam ter sido os Nantes a marcar através de Simão Moita, mas o remate saiu desenquadrado. Pouco depois Galvão teve um bom lance individual na área dos Nantes e ao ser derrubado conquistou um penálti! O avançado assumiu a marcação da penalidade máxima e atirou rasteiro para o canto esquerdo da baliza. David Deus ainda adivinhou o lado, mas nada pôde fazer para evitar Galvão de inaugurar o marcador!

 

Vindos do descanso os Nantes Chateies estavam motivadíssimos para dar a volta ao jogo e começaram da melhor maneira. Sebastião Barroso conduziu a bola durante muitos metros e a defesa dos Anderleste só conseguiu travar com recurso à falta, mas numa zona muito perigosa para a Salvador. Ivo Vitorino fez uso ao seu pé direito e atirou a contar! 2º golo em 2 jogos para o reforço dos Nantes e a partida estava empatada! O jogo estava algo partido e após uma perda de bola dos Anderleste veio um contra-ataque rapidíssimo lançado pelo keeper dos Nantes. Ivo conduziu a bola com muita velocidade pela direita, deu para trás em Cadete que ofereceu a Guilherme Duarte, mas não teve gelo nas veias no momento da finalização e Salvador Chagas levou a melhor. Em seguida foram os Anderleste a ameaçar o golo com Guilherme Simões a ficar pertíssimo com um cabeceamento potente. Logo a seguir Galvão teve uma excelente chance e rematou com muita potência em volley, mas ligeiramente desenquadrado com a baliza. O jogo estava quente e sentia-se que o golo podia cair para qualquer lado. Galvão ia estando muito ativo no jogo dos Anderleste e desta vez conseguiu descongestionar o jogo para a ala em Tomás Avelar que devolveu ao avançado na entrada da área que com uma simulação enganou a defesa e libertou espaço para Guilherme Rushel rematar à baliza de David Deus que fez uma ótima intervenção para evitar o 2-1! Em seguida numa zona subida do terreno o capitão, Tomás Ribeiro, recuperou a bola e serviu João António que numa jogada de insistência encontrou o ângulo superior direito com um remate imparável e fez o 2-1! Os Nantes continuavam a mostrar sinais de vida, desta vez com Ivo que teve uma excelente oportunidade após ultrapassar o último defensor em contra-ataque. No entanto, o médio foi obrigado a rematar com o pé mais fraco e o remate foi defendido pelo guardião. Ficou pertíssimo o empate! A última chance do encontro ia mesmo cair para Ivo. Após um pontapé de baliza a bola sobrou para o médio que tentou de volley igualar as contas, mas o remate não teve a direção certa e os Anderleste saíram vitoriosos.

 

Os Anderleste somaram assim a 5ª vitória nos últimos 6 jogos, distanciaram-se dos Nantes Chateies na tabela classificativa e agora ocupam a 8ª posição do campeonato. Apesar da vitória apenas se encontram 3 pontos acima da linha de água e a luta pela manutenção está acesa. Os Nantes Chateies por outro lado, perderam uma oportunidade de ouro de roubar pontos a um rival direto e vão ter de tentar reduzir a distância.

por Carlos Macedo