Allstars on Facebook

Jogo

Liga D2, 2024-02-28 às 21:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 4

1 - 2

000300

MVP: Tomás Ramos

Falência C.F. vs PSV Beethoven

Primeira vitória do PSV Beethoven na D2!

A jornada 7 marcava embate entre duas formações na segunda metade da tabela da D2, Falência e PSV Beethoven. Os espanhóis estavam dois pontos acima dos neerlandeses, que ainda procuravam a sua primeira vitória na competição em questão.

Soava o apito inicial e os primeiros minutos do jogo eram bastante monótonos, sem grandes ocasiões de perigo, mas com ascendente do PSV, que era a equipa mais ameaçadora. Os neerlandeses iam-se instalando aos poucos no meio-campo do Falência e o primeiro aviso acabou por surgir num remate à entrada da área de Manuel Correia da Silva, que resultou numa defesa aparatosa de Zé da Câmara, acabando por conseguir segurar a dois tempos. Pouco depois, lance extremamente ameaçador do Falência, que na sua primeira aproximação à área contrária ficou pertíssimo de inaugurar o marcador, quando um ressalto sobrou para a direita em Meleiro (estrangeiro) e este atirou por centímetros ao lado do alvo! Em seguida, uma bola longa para a área neerlandesa foi encontrar João Vinagre no espaço, que conseguiu ganhar no corpo-a-corpo com o opositor e com a bola na sua posse tentou levantar sobre o keeper, mas viu a mesma sobrevoar por pouco o alvo! Depois destas duas oportunidades dos espanhóis era clara a ideia de que estes estavam a exibir o seu melhor momento na partida, mas pouco depois sofreriam um duro revés: lançamento longo de Vicente Magarreiro para o coração da área e Guilherme Carneiro penteou de cabeça contra o braço de um homem de branco! A grande penalidade foi assinalada e prontamente assumida por Manuel Silva, que não tremeu e abriu as hostilidades! Estava finalmente desfeito o nulo. O golo veio no momento certo, pois passado pouco tempo, chegou o intervalo.

Os neerlandeses queriam levar mais do jogo do que uma vantagem pela margem mínima, pelo que entraram decididos no segundo tempo, com destaque para Tomás Ramos: o ala direito do PSV recebeu no corredor, tentou fletir para o centro e com oposição pela frente ganhou um primeiro ressalto, já dentro da área ganhou um segundo ressalto, esse que obrigou Zé a ir ao tapete intervir, mas no terceiro momento do lance, Tomás ainda surgiu a todo o gás para ir encostar para o fundo das redes! É um tipo de lance poucas vezes visto e que só foi possível graças à enorme perseverança do ala! Este era o suposto golo da tranquilidade dos neerlandeses, mas como acontece muitas vezes com o 2-0, os pupilos de Manuel Lampreia acabaram por relaxar em demasia, o que permitiu ao Falência ir crescendo na partida, logo a começar com um aviso de livre de João Vinagre, que obrigou Diogo Correa Mendes (estrangeiro) a ir ao tapete fazer uma excelente intervenção para canto. Os avisos de livre direto continuariam, desta feita com João Vinagre a apostar num lance estudado, a tocar curto em Meleiro, que tentou um cruzamento, a sofrer um desvio e a fazer com que o esférico passasse pertíssimo da baliza. À terceira seria de vez, com o lance do golo espanhol a nascer num canto cobrado pelo PSV, mas que resultou num contra-ataque mortífero, em que Meleiro recebeu ao centro, conduziu a todo o gás e soltou no momento perfeito para a desmarcação de João Freitas, que já dentro da área finalizou sem hipóteses e relançou a partida! Ao contrário do que era esperado, seguiram-se alguns minutos em que o PSV até conseguiu resistir melhor ao pressing espanhol, ao contrário do que havia acontecido quando tinha dois golos de vantagem. Apesar disso, não conseguiram impedir o Falência de criar uma ocasião flagrante de golo nos derradeiros momentos do jogo, em que a bola chegou ao segundo poste em Ferraz, este picou sobre o keeper que estava batido, mas em cima da linha de golo estava Vicente para limpar o perigo e garantir que a sua equipa conseguia os primeiros três pontos na D2! O apito final soou mesmo e os neerlandeses confirmaram assim a ascensão ao 7º posto!

por Henrique Barrosa