Bernardo Pernas Carimba Bis e Guia Vasco da Mamã ao Triunfo
Partida repleta de intensidade a contar para a 4ª jornada da Liga B2. A formação brasileira do Vasco da Mamã subia ao relvado à procura de estabilidade, depois de uma sequência de desempenhos algo inconsistentes, encarando este duelo como o ponto de partida ideal para uma série vitoriosa. Pela frente estava o Atouca, que vinha de um empate a uma bola frente aos Dínamo Boyev e entrava em campo determinado a fazer muito melhor e a resgatar os três pontos.
O encontro começou com a formação de Arouca a dar o primeiro sinal de aviso: Gonçalo Torrão dispôs de espaço à entrada da área e desferiu um remate perigoso, mas a bola acabou por sair sem a direção desejada. A resposta da equipa brasileira, contudo, foi letal e cirúrgica. Numa transição rápida, Miguel Nogueira descobriu as linhas desfeitas do adversário e tirou um passe açucarado para Bernardo Pernas, que finalizou com frieza para inaugurar o marcador (1-0). O golo galvanizou o Vasco da Mamã e o 2-0 não tardou a surgir, aproveitando a instabilidade recuada do Atouca: após um ressalto infeliz na defensiva arouquense, o inevitável Bernardo Pernas foi o mais rápido a reagir e, com imensa classe, aproveitou a oferta para bisar na partida. Em estado de graça, Bernardo Pernas esteve muito perto de assinar o hat-trick ainda antes do descanso, valendo ao Atouca uma bela intervenção do guardião Hugo Martins a evitar males maiores.
No reatamento, a tónica do jogo manteve-se, com a turma canarinha a tentar ampliar a contagem e a gerir os ritmos com bola. Bernardo Pernas voltou a ser o principal agitador no último terço e desferiu um remate fortíssimo que passou a rasar o ângulo reto da baliza mesmo ali onde a coruja dorme.O Atouca não baixou os braços e vendeu cara a derrota, dispondo da sua oportunidade mais flagrante logo de seguida: Afonso Barroso apareceu isolado no coração da área mas, na cara do guardião Tiago Pereira (estrangeiro), acabou por disparar com demasiada força e a bola explodiu estrondosamente na barra da baliza brasileira. Até ao apito final, os arouquenses tentaram forçar o golo que os relançasse na discussão, mas o bloco do Vasco da Mamã manteve-se coeso e segurou a vantagem.
Com esta vitória importante por 2-0, a formação brasileira do Vasco da Mamã readquire os índices de confiança necessários para enfrentar o difícil embate que se segue na próxima jornada frente ao Panathimankos. Por sua vez, o Atouca averba um desaire inglório e foca-se desde já em retificar os índices de eficácia antes do exigente compromisso diante dos Chutos e Pontapés.
por Vicente Serrano