Jogo

Liga C1, 2026-06-28 às 22:00 @ São Miguel

Nota do árbitro: 3

0 - 4

    200000

    MVP: Martim Correia

    Al-Jola vs Cabouco FC

    Cabouco Nota Quatro Mantém Armada das Ilhas nos Lugares Cimeiros

    Partida contar para a Liga C1. O Cabouco subia ao relvado altamente moralizado após uma excelente sequência de duas vitórias e um empate nos últimos três encontros, procurando consolidar o seu estatuto na prova. Pela frente tinham os árabes do Al Jola, formação que ainda não tinha conseguido saborear o gosto da vitória neste campeonato e que precisava desesperadamente de pontuar.

    O encontro começou logo a demonstrar o favoritismo da turma das ilhas, que assumiu as rédeas do jogo e inaugurou o marcador através das bolas paradas. Numa incursão perigosa pela área adversária, Pedro Andrade foi derrubado em falta, com o árbitro a assinalar prontamente a grande penalidade; chamado a assumir a responsabilidade dos onze metros, Pedro Tropa bateu com frieza e assinou o 1-0. O sufoco do Cabouco não deu tréguas e o segundo da noite nasceu da visão de jogo de Pedro Andrade, que descobriu com sagacidade João Freitas; mesmo com a bola a saltitar, o avançado desferiu um disparo fortíssimo e, apesar de o guardião Salvador Coutinho ainda ter tocado no esférico, a bola acabou por entrar na baliza para o 2-0. Antes do descanso, a vantagem foi ampliada para contornos de goleada quando Martim Correia tirou um cruzamento teleguiado magistral para a área, onde apareceu novamente João Freitas a encostar com classe para fixar o 3-0 e bisar na partida. A formação do Al Jola ainda tentou reagir por intermédio de Afonso Carajote, que disparou um belo remate de fora da área, causando valentes calafrios à defensiva insular.

    No reatamento, a turma árabe surgiu transfigurada e tentou balancear-se para o ataque na busca de reduzir o prejuízo. José Amador deu o primeiro aviso num remate que passou muito perto da baliza. Pouco depois, na sequência de um pontapé de canto bem cobrado, o Al Jola voltou a criar sério perigo por Tomás Oliveira, que desferiu um remate forte com a redondinha a tirar tinta ao poste da baliza do Cabouco.Diz o velho ditado do futebol que "quem não marca sofre", e a turma das ilhas aplicou a sentença de forma letal. Num contra-ataque fulminante e desenhado a alta velocidade, Pedro Correia correu desenfreadamente pelo corredor e serviu Martim Correia, que apareceu em excelente posição a disparar sem hipóteses para carimbar o 4-0. Já perto do apito final, o Cabouco esteve muito perto de rubricar a "mão cheia" quando Martim Correia cruzou com conta, peso e medida para o segundo poste onde morava Pedro Tropa, mas o camisola insular acabou por falhar de forma escandalosa na cara do golo.

    Com esta vitória categórica por 4-0, a equipa das ilhas do Cabouco mantém-se firmemente instalada nos lugares cimeiros da tabela classificativa, dando claros sinais de candidatura aos postos de topo. Em sentido totalmente inverso, o Al Jola afunda-se no último lugar da classificação geral após mais uma entrada com o pé esquerdo, necessitando desesperadamente de somar vitórias já na próxima jornada para inverter este ciclo negativo.

    por Vicente Serrano