Jogo

Taça, 2026-02-17 às 22:10 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

Jardim do Éder vs Viola FC

Jardim do Éder vence Viola FC por 4-2!

Num jogo controlado, mas com susto final após reação dos italianos, o Jardim do Éder conseguiu segurar a vitória e isola-se na liderança do grupo H, tendo pé e meio na próxima fase da prova rainha!

Soava o apito inicial entre Jardim do Éder e Viola FC a contar para a segunda jornada do grupo H da Taça, com a formação da casa a entrar muito mais perigosa e a assumir de imediato o controlo territorial da partida. António Grincho deu o primeiro sinal com um remate perigoso para boa intervenção do guarda-redes italiano, e logo a seguir Pedro Mello Vieira dispôs de uma ocasião claríssima, mas viu a defesa contrária fazer um corte providencial no momento do remate. O Jardim continuava em cima, e um cruzamento tenso de Pedro Mello Vieira atravessou toda a pequena área até chegar a José Leitão, que não conseguiu desviar para o fundo das redes numa oportunidade soberana. A forte entrada acabou por ser recompensada. Henrique Núncio rompeu com classe pelo corredor central e serviu Pedro Anahory, que desviou com frieza de Manuel Manteiga e rematou para o 1-0! Poucos minutos depois, num contra-ataque fulminante, o mesmo Pedro Anahory apareceu novamente solto na área e voltou a encostar para o 2-0, dilatando a vantagem! Já em superioridade numérica devido a lesão de um jogador italiano, o Jardim do Éder continuou a somar ocasiões, com Pedro Mello Vieira a rematar de longe e a ver a bola passar muito perto do poste de Manuel Manteiga!

A segunda parte trouxe um Viola FC mais ousado, que entrou forte à procura de reabrir o resultado. Logo no reatar, António Sàágua rematou com perigo para uma boa intervenção de Lourenço Sousa Coutinho, que voltou a aplicar-se pouco depois na sequência de um canto, segurando a diferença de dois golos. Na resposta, Henrique Núncio voltou a mostrar qualidade individual, rematando para mais uma boa defesa do guardião italiano. Em situação de 2 para 1, Pedro Mello Vieira ainda poderia ter feito o terceiro, mas Manteiga mostrou-se sólido entre os postes e evitou novo golo da formação de manto amarelo! A insistência dos anfitriões, porém, acabaria por ser premiada! José Leitão trabalhou muito bem dentro da grande área e, com um toque subtil, desviou a bola de Manuel Manteiga para o 3-0, dando a sensação de que o jogo ficava praticamente resolvido! Mesmo em desvantagem, a Viola FC manteve o espírito resiliente e só o poste negou o golo a Bernardo Godinho numa das melhores ocasiões italianas. Ainda assim, quem voltou a mexer no marcador foi novamente o Jardim do Éder. Num lance em que todos esperavam o cruzamento, Pedro Mello Vieira surpreendeu, optando pelo remate direto e fazendo o 4-0 com enorme classe! Pouco depois, o mesmo Pedro esteve perto do bis, cabeceando a centímetros da barra. Já na reta final, a Viola encontrou finalmente o caminho do golo! Gonçalo Freitas trabalhou de forma exímia pela direita e rematou sem hipótese para Guedes, fazendo o 4-1! No último lance da partida, Diogo Aidos apareceu no sítio certo, à hora certa, dentro da área, e rematou certeiro para o 4-2, reduzindo a diferença e premiando a atitude da equipa italiana, ainda que sem beliscar a justa vitória do Jardim do Éder!

 

Por Bernardo Carrigy

por Pedro Chantre