Jogo

Taça, 2026-01-27 às 22:00 @ CIF

Nota do árbitro: 5

1 - 2

000000

MVP: João P. Pereira

Futah Sports Club vs Man ChestHair United

Man ChestHair resiste à avalanche e castiga a Futah na estreia da Taça

Jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Taça, com a experiente formação da Futah Sports Club, quinto classificado da A2, a receber o Man ChestHair United, quarto classificado da B2.

A entrada no jogo foi demolidora por parte dos ingleses, que cedo chegaram ao golo. Pedro Xavier Marques descobriu Mário Cunha, que só com João Proença “Pru” pela frente, hoje na baliza da formação da casa, não desperdiçou e fez o 0-1! A reação da Futah foi imediata e carregada de perigo, Zé Forjaz cruzou da direita, a bola chegou a Antoine Sarnago, que cavou por cima do guarda redes João P. Pereira, mas viu Pedro Galvão cortar em cima da linha de golo. Na jogada seguinte, voltou a ameaçar a formação da casa, Tomás Gama assistiu Zé Forjaz, que rematou para uma enorme defesa de João P. Pereira. A pressão era total e continuou com Tomás Froes a arrancar pela esquerda e a rematar forte e cruzado, com a bola a passar junto ao poste. O empate parecia inevitável e voltou a estar muito perto, bola nas costas da defesa, Antoine Sarnago antecipou-se ao guarda redes, passou por ele e rematou de baliza aberta, mas novamente Pedro Galvão surgiu como salvador em cima da linha. De tanto insistir, o golo acabou mesmo por aparecer, Bernardo Castelbranco recebeu à entrada da área e com um remate colocado, sem hipótese, fez o 1-1! A pressão da Futah manteve-se sufocante e Bruno Granja ainda disparou uma autêntica bomba para mais uma defesa de elevada qualidade de João P. Pereira. Já perto do intervalo e contra a corrente do jogo, os ingleses voltaram a ser letais, Gustavo Silveira isolou Leandro Várzeas, que só com o guarda redes pela frente não perdoou e fez o 1-2. A resposta voltou a ser imediata, Zé Forjaz comandou um ataque rápido pela direita e rematou forte para grande intervenção de João P. Pereira, a bola sobrou para Ricardo Ramos “Riki”, completamente sozinho na pequena área, mas o guarda redes voltou a negar o golo com mais uma defesa estratosférica.

A segunda parte manteve o mesmo registo, com a Futah a carregar e o Man ChestHair a resistir com enorme solidez defensiva e um guarda redes em noite inspirada. Bruno Granja voltou a receber pela direita e rematou forte para mais uma defesa absolutamente excecional, mantendo os ingleses na frente. Do outro lado, os visitantes também espreitaram o terceiro golo, Pedro Marques tentou surpreender do meio campo com um chapéu, a bola passou muito perto da trave, e pouco depois Diogo Moita arrancou pela esquerda e disparou um remate potente, obrigando João Proença “Pru” a uma enorme defesa. A grande oportunidade para o empate surgiu novamente para a Futah, excelente trabalho de Zé Forjaz a isolar Ricardo Ramos “Riki”, que com tudo para marcar voltou a encontrar uma defesa monumental do guarda redes inglês. Já perto do final, mais uma jogada perigosa pela esquerda, Zé Forjaz cruzou, a bola percorreu toda a área e voltou a sobrar para Ricardo Ramos “Riki”, que desta vez atirou ao lado.

Vitória do Man ChestHair United, construída com enorme eficácia e resistência, enquanto a Futah Sports Club fez provavelmente um dos seus melhores jogos em termos ofensivos, mas acabou penalizada pela falta de concretização e por uma exibição inspiradíssima do guarda redes adversário.

Por Miguel Henriques

por Pedro Chantre