Vasco da Mamã impõe-se com exibição sólida frente ao Tom Dela
O encontro entre Vasco da Mamã e Tom Dela começou com a equipa da casa claramente por cima, a assumir o controlo do jogo desde os minutos iniciais.
A primeira oportunidade de perigo surgiu através de Francisco Silva, que após fintar o defesa arrancou pelo corredor direito e cruzou com perigo, mas a bola acabou por bater na malha lateral da baliza! A resposta do Tom Dela não tardou e trouxe também algum perigo, Manuel Correia da Silva recebeu dentro da área e, em dois toques, tentou a finalização, mas Tiago Pereira (estrangeiro) mostrou segurança entre os postes e defendeu sem dificuldades! O Vasco da Mamã voltou a carregar e esteve muito perto de inaugurar o marcador na sequência de um canto batido do lado esquerdo. André Lopes ganhou bem a posição aos defesas e cabeceou com força, mas a bola embateu com estrondo na trave, num lance que fez estremecer o estádio. Pouco depois, a pressão da equipa da casa acabou por dar frutos. Grande penalidade assinalada a seu favor e Miguel Jesus, chamado à conversão, não tremeu! Guarda-redes para um lado, bola para o outro, fazendo o 1x0 com grande frieza! Antes do intervalo, o Vasco da Mamã conseguiu ainda ampliar a vantagem. Boa jogada de Frederico Ferreira pela linha, a cruzar atrasado para André Lopes, que apareceu bem posicionado e rematou tenso para o fundo das redes, fixando o 2x0 ao descanso!
Na segunda parte, o ritmo de jogo baixou ligeiramente, mas foi novamente a equipa da casa a mostrar maior eficácia. Uma perda de bola na construção do Tom Dela foi fatal! Francisco Silva recuperou, assistiu Miguel Jesus, que voltou a não desperdiçar e com um bom remate fez o 3x0! Apesar da desvantagem, a equipa visitante não desistiu e criou duas boas oportunidades para reduzir, primeiro por Manuel Freitas e Costa, que se isolou mas viu Tiago Pereira antecipar-se, e depois por Pedro Chaves, que rematou ao lado após recuperação em zona alta! O Tom Dela acabaria mesmo por chegar ao golo. Excelente trabalho individual de Manuel Freitas e Costa, que cruzou atrasado para Manuel Correia da Silva, e este, da marca de penálti, finalizou colocado para o 3x1! Já perto do apito final, e depois de várias defesas consecutivas de Duarte Carvalho (estrangeiro), o Vasco da Mamã fechou o resultado. Gonçalo Nogueira aproveitou uma bola solta na área e rematou certeiro, estabelecendo o 4x1 final!
Vitória clara do Vasco da Mamã, construída com eficácia ofensiva e grande solidez ao longo de toda a partida.
Por Guilherme Brito
por Pedro Chantre