Nutingame segue para a final da Taça Challenge após um épico 5-4 decidido ao cair do pano!
Num jogo digno de meia final, com emoção, golos, reviravoltas e um ritmo altíssimo, nenhum dos lados esteve disposto a baixar os braços até ao apito final. Tanto o AFC como o Nutingame protagonizaram um encontro eletrizante, onde no fim foram os ingleses a avançar para a final!
Soava o apito inicial entre AFC e Nutingame a contar para as meias finais da Taça Challenge, num jogo com clima de decisão e muita intensidade desde o primeiro minuto. A primeira parte começou com a formação do AFC a dar o primeiro sinal de perigo. Gonçalo Rocha tirou dois adversários do caminho com enorme classe e rematou com perigo, mas Ricardo Mocho respondeu com uma bela defesa, segurando o nulo! Na resposta imediata, os ingleses ameaçaram, mas um corte decisivo de Diogo Henriques adiou o golo. Pouco depois, os Tricky Trees chegaram mesmo à vantagem: na sequência de um livre direto, Gonçalo Andrade rematou um autêntico míssil que só parou no fundo das redes, fazendo o 1-0! Logo a seguir ao pontapé de saída, o AFC ainda conseguiu introduzir a bola na baliza inglesa, mas o lance foi anulado por fora de jogo. O Nutingame não abrandou e voltou a ferir em ataque continuado: André Faria conduziu até à entrada da área, tirou dois adversários do caminho e rematou tenso, apanhando o guardião em contrapé para o 2-0! O AFC, contudo, reagiu de forma fulminante e ainda antes do intervalo reduziu; Rocha desviou de cabeça para António Ferrinho, que só teve de encostar para o 2-1, deixando tudo em aberto para o segundo tempo!
O segundo tempo trouxe ainda mais espetáculo e golos. O AFC entrou da melhor forma e restabeleceu a igualdade logo a abrir: num canto batido de régua e esquadro, António Ferrinho subiu ao segundo andar e cabeceou com competência para o fundo das redes, fazendo o 2-2! A resposta do Nutingame foi imediata e, também na sequência de um canto, Duarte Roxo aproveitou as sobras na área e rematou com alguma felicidade para o 3-2, devolvendo a vantagem aos Tricky Trees! A formação de manto vermelho estava endiabrada e ampliou de novo a diferença após uma jogada muito bem trabalhada, concluída por Tiago Bento, que apareceu frente à baliza aberta e apenas encostou para o 4-2! Mesmo em desvantagem de dois golos, o AFC recusou desistir e voltou a carregar. Rocha voltou a brilhar num grande lance individual, mas encontrou novamente um Ricardo Mocho inspirado. Ainda assim, os visitantes voltaram a acreditar quando Diogo Gouveia apareceu no coração da área para desviar para o 4-3. O AFC esteve novamente muito perto do empate quando Rocha rematou com estrondo ao poste, com Mocho ainda a tocar na bola para canto. No seguimento desse canto, a “receita” de golo voltou a funcionar e Francisco Parracha saltou ao segundo andar para cabecear para o 4-4, levando os adeptos visitantes ao delírio e empurrando o jogo para um final absolutamente eletrizante! Quando tudo apontava para o desempate por grandes penalidades, o Nutingame ganhou uma grande penalidade já nos instantes finais. Chamado à conversão, Duarte Roxo não vacilou e selou o 5-4 final, carimbando a passagem dos Tricky Trees à final da Taça Challenge num dos jogos mais loucos da época!
por Bernardo Carrigy