Jogo

Taça, 2025-10-27 às 23:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 4

2 - 3

100100

MVP: Benjamim Freitas

Aston Billa vs Unita Iraque

Unita Iraque vence com eficácia num duelo intenso frente ao Aston Billa

Num jogo cheio de ritmo, intensidade e bons momentos individuais, a Unita Iraque venceu o Aston Billa por 3-2, num encontro onde o equilíbrio foi nota dominante, mas a maior eficácia ofensiva da formação da Unita acabou por fazer a diferença.

A partida começou viva, com a Unita a dar o primeiro sinal de perigo. Zé Forjaz trabalhou bem pela direita e rematou forte ao poste, na recarga, Tomás Anselmo ainda tentou finalizar, mas o guarda-redes do Aston Billa respondeu com uma defesa segura.Na resposta, Luís Viegas arrancou pelo flanco esquerdo, fletiu para dentro e rematou forte, obrigando Tiago Espada a uma excelente intervenção. Pouco depois, Frederico Viana tentou a sua sorte num movimento idêntico, mas o remate saiu à figura do guardião adversário.O golo inaugural surgiu para o Aston Billa. Eduardo Noronha protagonizou um grande lance individual, tirou um adversário da frente e, ainda fora da área, disparou um remate colocado, sem hipótese de defesa, fazendo o 1-0.A reação da Unita não tardou. Após um erro defensivo da equipa inglesa, a bola sobrou para Benjamim Freitas, que em posição privilegiada não desperdiçou dominou com o pé esquerdo e rematou cruzado para o fundo das redes, empatando a partida em 1-1.Antes do intervalo, Benjamim Freitas voltou a estar perto do golo com um remate em arco que passou a rasar o poste, enquanto Luís Viegas voltou a criar perigo do outro lado, num duelo constante com Tiago Espada, que esteve novamente à altura.

No início da segunda parte, a Unita Iraque entrou com tudo e chegou à vantagem. Uma bela combinação ofensiva deixou Benjamim Freitas isolado, e o avançado, com toda a calma do mundo, picou a bola sobre o guarda-redes, assinando o 2-1.O Aston Billa tentou responder e quase empatou após um bom passe de Afonso Gomes que encontrou Eduardo Noronha entrelinhas, mas o remate cruzado saiu ligeiramente ao lado.A Unita aproveitou o espaço deixado atrás pela equipa inglesa e fez o 3-1 num contra-ataque rapidíssimo Zé Forjaz arrancou sozinho desde o meio-campo e, frente ao guarda-redes, rematou junto ao poste mais próximo, aumentando a vantagem.Ainda assim, o Aston Billa não desistiu. Um cruzamento perfeito para o segundo poste encontrou Luís Viegas, que desta vez não falhou e reduziu para 3-2, relançando a partida. Até final, os ingleses pressionaram em busca do empate, com destaque para João Pereira, que desviou do guarda-redes, mas viu Pedro Ferrinho cortar em cima da linha e salvar a Unita Iraque.

Vitória sofrida, mas justa, da Unita Iraque, que mostrou mais frieza na finalização e contou com um inspirado Benjamim Freitas, decisivo com dois golos e uma exibição de grande nível.


por Pedro Chantre