Jogo

Liga D2, 2025-12-10 às 22:10 @ Oeiras - ACPS

Nota do árbitro: 5

3 - 3

001000

MVP: Ruben Furtado

Shakhtar DoDeck vs Moaçs AC

Shakhtar DoDeck e Moaçs AC anulam-se num 3-3 de loucos!

Num jogo de loucos, o Shakhtar deixou escapar uma vantagem de dois golos mesmo em cima do apito para o descanso! O resultado espelhou o equilíbrio que se fez sentir em campo, num embate de grande nível e qualidade!

Soava o apito inicial entre Shakhtar DoDeck e Moaçs AC a contar para a penúltima jornada da liga D2, com os ucranianos a assumirem desde cedo as rédeas do encontro. Jaime Gonçalves foi o primeiro a dar sinal, aparecendo em boa posição, mas a pecar na pontaria, antes de João Miranda servir Manuel Fernandes (Estrangeiro), que também falhou o alvo por pouco. A pressão inicial do Shakhtar era sufocante e Diogo Inglês voltou a ameaçar com um grande remate a rasar a barra! Do outro lado, o guardião ucraniano respondeu com duas excelentes defesas para segurar o nulo, e na resposta Manuel Perestrello desperdiçou uma grande ocasião para o Moaçs! A insistência do Shakhtar acabou finalmente recompensada, com a equipa da casa a traduzir o domínio em golo. Após uma jogada estudada de bola parada, João Miranda apareceu completamente sozinho no interior da pequena área e limitou-se a encostar para o fundo das redes, fazendo o 1-0! O Moaçs reagiu de imediato, com Miguel Gonçalves a cabecear para uma grande defesa de Luís Vasconcelos, e pouco depois Tiago Silva aproveitou um ressalto à entrada da área, rematando de primeira sem deixar a bola cair para um golaço de levantar o estádio, restabelecendo a igualdade em 1-1!

A segunda parte começou tal como a primeira: com o Shakhtar por cima e a voltar rapidamente à vantagem. Manuel Fernandes foi lesto a reagir a um ressalto dentro da grande área e rematou certeiro para o 2-1, colocando novamente os ucranianos na frente! O Moaçs respondeu com enorme perigo e esteve muito perto do empate, quando Tiago Silva, novamente em destaque, rematou com pontaria a mais e acertou em cheio no poste, deixando Luís Vasconcelos batido! O aviso, porém, não travou o ímpeto do Shakhtar, que ampliou para 3-1 pouco depois: João Miranda aproveitou uma perda de bola em zona proibida da formação de manto amarelo, avançou com frieza, fintou o guarda-redes e fez o terceiro da noite para os anfitriões! Mesmo em desvantagem de dois golos, o Moaçs AC recusou baixar os braços e voltou a entrar na discussão do resultado. Tiago Silva voltou a ser feliz num ressalto à entrada da área, ficou cara a cara com Luís Vasconcelos e não vacilou, assinando o bis pessoal e reduzindo para 3-2, relançando por completo a partida para os instantes finais! Já perto do fim, o Shakhtar teve uma ocasião de ouro para sentenciar o jogo, mas Manuel Fernandes permitiu uma excelente defesa ao guardião do Moaçs, mantendo viva a esperança visitante. Com o Moaçs em superioridade numérica nos derradeiros minutos, surgiu então o momento de explosão total: Ruben Furtado apareceu no sítio certo, concluiu a jogada com frieza e levantou o estádio com o 3-3 final. Um empate que espelha bem a loucura do encontro, a capacidade de reação do Moaçs e a sensação agridoce para um Shakhtar que deixou fugir a vitória mesmo ao cair do pano.

por Bernardo Carrigy