Jogo

Liga D2, 2025-10-28 às 22:00 @ CIF

Nota do árbitro: 5

2 - 0

000100

MVP: Miguel Machado

Unathletic Club vs Shakhtar DoDeck

Unathletic Club cumpre frente ao Shakhtar DoDeck!

Encontro a contar para a 11ª jornada da Liga D2, que colocava frente a frente os bascos Unathletic Club e os ucranianos Shakhtar DoDeck, num reencontro que na 1ª volta tinha terminado com vitória espanhola por 5-2.

Poucas oportunidades neste início de partida, com ambas as equipas a arriscarem sobretudo em remates de longe, sem grande perigo para as balizas. O marcador acabou por ser inaugurado com um grande golo de Alexandre Melo, que pegou na bola fora da área e rematou rasteiro: Marcelo António ainda tocou, mas não conseguiu evitar que a bola entrasse e o guarda-redes ucraniano ficou mal na fotografia. O jogo começou a ganhar intensidade e, logo a seguir, os espanhóis estiveram muito perto de ampliar: Rafael Guerreiro arrancou desde a defesa, transportou a bola até perto da área contrária e disparou com força, mas o poste negou-lhe um golaço! Já a fechar a primeira metade, grande lance de Frederico Barros, que aproveitou a defesa subida dos bascos para se isolar e tentar um chapéu ousado sobre Gil Gomes; o guarda-redes estava batido, mas a bola embateu na trave e voltou para o relvado. Ainda houve tempo para Carlos Lourenço, que apareceu isolado, tentar a sua sorte, mas Marcelo António redimiu-se com uma excelente saída a fazer a mancha. Chegávamos ao intervalo com 1-0 no marcador!

Na segunda parte o cenário manteve-se: os espanhóis mais dominadores e confortáveis no controlo do jogo. Ainda assim, a primeira boa oportunidade foi para o Shakhtar, num remate perigoso de António Adrião após uma bola perdida na sequência de um canto, obrigando Gil Gomes a aplicar-se. Pouco depois, Rafael Guerreiro voltou a animar o jogo com um autêntico míssil num livre perto do meio-campo: a bola embateu com estrondo no ferro e deixou o CIF a ecoar. Logo de seguida, o mesmo Rafa ganhou a 2ª bola, voltou a insistir e viu o seu remate cruzado acertar novamente no poste, já a terceira bola no ferro no encontro! Apesar da pressão dos ucranianos, faltava-lhes acerto no último terço, e quem aproveitava eram os Unathletic, saindo com perigo em transições rápidas. Alexandre Melo voltou a testar Marcelo António, que respondeu com uma boa defesa, mas já perto do fim Miguel Machado fechou o jogo com classe, isolado, picou a bola por cima do guarda-redes e selou o 2-0 final!

Trabalho cumprido para os bascos, que confirmam o favoritismo frente a um Shakhtar DoDeck em grandes dificuldades esta época com apenas 4 pontos em 11 jornadas. Do lado espanhol, os Unathletic mantêm-se firmes na corrida, mas ainda a seis pontos dos lugares de subida, precisando de uma boa sequência de vitórias para se aproximarem do topo da tabela.

por Carlos Macedo