Tom Dela Vence Campeão Ribatexas em Jogo Épico de Reviravoltas.
Em partida referente à 17.ª jornada da Liga C2, o Ribatexas chegou já com o título garantido, mas o Tom Dela ainda sonhava com a subida e entrou em campo com esse objetivo bem vincado. O resultado foi um jogo vibrante, intenso e cheio de momentos decisivos.
O início pertenceu à equipa visitante, que entrou mais organizada e criou a primeira oportunidade através de Francisco Magalhães. Após um canto, o defesa apanhou a bola à entrada da área e rematou forte, mas João Peres segurou sem grande dificuldade. Contudo, o marcador do primeiro golo da noite foi Manuel Freitas e Costa, que recuperou a bola em zona adiantada, entrou na área, deixou dois defesas para trás e finalizou com enorme classe para o canto superior! Um golaço a abrir a noite! 1x0! O Ribatexas tentou responder, e Tomás Melro (estrangeiro) testou a atenção de Pedro Chaves com um remate perigoso, mas o guarda-redes estava atento! Pouco depois, Melro voltou a assumir o protagonismo e fez um dos melhores golos da jornada, recebeu na direita, arrancou para dentro, passou por vários adversários com categoria e, frente ao guarda-redes, picou a bola com enorme elegância. Um momento mágico para o 1x1! A reviravolta visitante surgiu logo depois, num lance cheio de inteligência ofensiva. Emanuel Santos descobriu Guilherme Jardim (estrangeiro) com um passe perfeito, isolando-o. Já na cara de Chaves, o avançado mostrou calma e classe, encostando para o 1x2!
A segunda parte trouxe novamente equilíbrio e emoção. João Peres evitou o empate logo no recomeço, saindo da baliza para cortar um lance perigosíssimo. Mas pouco depois, uma falta dentro da área deu ao Tom Dela a chance de igualar! O suspeito do costume, Manuel Freitas e Costa, não tremeu e colocou o 2x2 no marcador! O momento decisivo veio minutos depois, remate forte de Francisco Magalhães defendido por Peres, mas na recarga, lá estava novamente Manel Freitas e Costa para fazer o 3x2 e completar uma exibição de luxo. Já perto do fim, o mesmo Manuel ainda teve a oportunidade de fazer mais um de penálti, mas desta vez Peres levou a melhor e defendeu!
Triunfo sofrido, emocionante e fundamental para o Tom Dela, que mantém vivo o sonho da promoção graças a uma atuação monumental de Manuel Freitas e Costa.
Por Guilherme Brito
por Pedro Chantre