Heróis do Bar fecham a época com reviravolta épica em cima do apito final!
Jogo a contar para a 18ª jornada da Liga C1, que punha frente a frente os ingleses do WB FC e os portugueses dos Heróis do Bar, num confronto importante para definir as posições finais de ambas as equipas na tabela classificativa.
Os Heróis do Bar entraram melhor na partida, pressionantes e a aproveitar o facto de os WB FC iniciarem temporariamente com apenas sete elementos, procurando desde cedo chegar ao golo. No entanto, contra a corrente do jogo, foram os ingleses a inaugurar o marcador: lançamento para a área dos Heróis do Bar e Gonçalo Rodrigues apareceu no sítio certo para finalizar com sucesso. 1-0! A resposta lusa não tardou e surgiu através de um excelente livre de Luís Lopes, que embateu com estrondo no poste. Os WB FC assumiam uma postura mais defensiva, mas continuavam letais nas transições rápidas, e foi assim que chegaram ao segundo golo, numa jogada de contra-ataque pela direita finalizada com um remate cruzado, potente e rasteiro, de Vicente Ulrich (estrangeiro). 2-0 mesmo antes do intervalo!
Na primeira parte os Heróis do Bar sentiram dificuldades em criar ocasiões claras, mas regressaram do descanso com outra intensidade e criaram perigo logo nos minutos iniciais. Excelente lance de Francisco Demony pela esquerda, com remate cruzado de pé esquerdo a sair muito perto do poste, seguido de nova tentativa de Duarte Vila Maior, também ligeiramente ao lado. Quando os portugueses pareciam mais próximos de reduzir, surgiu novo golpe contrário: uma má abordagem do guardião dos Heróis do Bar resultou num penálti para os WB FC, convertido de forma irrepreensível por Gonçalo Rodrigues. 3-0! Duarte Vila Maior ainda tentou responder com um remate de meia distância, mas viu Vasco Mota voar para uma excelente defesa. Os ingleses estiveram mesmo perto de fechar o encontro, quando Francisco Santos surgiu isolado em contra-ataque, mas José Bentes brilhou ao vencer o duelo e manter a equipa portuguesa viva. Esse momento acabou por ser decisivo. Pouco depois, Francisco Demony protagonizou um excelente lance individual pela esquerda e, com grande classe, picou a bola sobre o guarda-redes para fazer o 3-1 e reacender a esperança! Minutos mais tarde, o mesmo Demony bateu um livre à entrada da área e aproveitou um mau posicionamento do guardião adversário para reduzir para 3-2, colocando os Heróis do Bar novamente na discussão do resultado.! Já perto do fim, Demony recebeu uma bola bombeada para a área e, com grande altruísmo, ofereceu o golo a Luís Lopes, que só teve de encostar para o 3-3! Quando tudo apontava para o empate, surgiu o momento final de loucura: já em cima do apito final, Demony arrancou em contra-ataque e serviu Luís Lopes no centro do terreno, que rematou certeiro para o canto inferior esquerdo, fora do alcance de Vasco Mota, fazendo o 4-3 e lançando a festa nas bancadas do São Miguel!
Uma reviravolta épica protagonizada pelos Heróis do Bar que sobem para o 4º posto da tabela classificativa à condição e fecham a época com 28 pontos! Do outro lado os WB FC acabaram por apagar no final da época e apesar de terem estado bem acima da tabela classificativa podem mesmo acabar em 8º devido à série de maus resultados nas últimas jornadas!
por Carlos Macedo