Dynamo vira, resiste e derruba Nomads num jogo de ritmo intenso
Num duelo que colocava frente a frente os já relegados Dynamo Boiev e os Nomads que procuravam 3 pontos importantes na luta pela manutenção. A equipa do Dynamo apesar de tudo veio a jogo com o seu melhor futebol e levou os 3 pontos para casa.
Os Nomads precisaram apenas de instantes para inaugurar o marcador. Mal o jogo começou, Sergei Filipov apareceu em zona frontal, dominou, preparou e rematou com enorme frieza. A bola ainda beijou o poste antes de entrar, deixando o guarda-redes sem qualquer hipótese e colocando os Nomads em vantagem por 1-0. O Dynamo Boiev respondeu rapidamente e com qualidade João Canadas (estrangeiro) arrancou para uma jogada individual de grande nível, fletiu para dentro e encontrou Sebastião Assunção em excelente posição. O avançado dominou orientado e disparou forte e colocado, restabelecendo a igualdade no momento em que o duelo começava a incendiar-se!1-1! Depois deste início frenético, as duas equipas estabilizaram e encaixaram uma na outra, tornando o jogo mais preso no meio-campo e com dificuldade em criar ocasiões claras antes do intervalo.
A segunda parte abriu com maior iniciativa da equipa do Dynamo. Num livre lateral bem batido, a bola encontrou novamente Sebastião Assunção, que procurou o desvio vitorioso, mas o remate saiu mal direcionado. Pouco depois, surgiria mesmo a cambalhota no marcador: recuperação alta no meio-campo ofensivo, bola nos pés de João Canadas e o camisola não vacilou remate fortíssimo, sem hipótese para Yaroslav, e o Dynamo passava para a frente, 2-1. O jogo quase ficou decidido momentos depois quando Duarte Frade teve nas botas o terceiro, na conversão de uma grande penalidade, mas o guarda-redes dos Nomads brilhou ao defender o remate para o poste e impedir também a recarga, num lance de enorme qualidade. Os Nomads tentaram responder num livre frontal de Nikita, defendido por Gonçalo Mimoso, mas seria novamente o Dynamo a estar mais perto do golo: Sebastião Assunção protagonizou uma grande ação técnica, ao virar-se de primeira e rematar ainda com a bola no ar, obrigando Yaroslav a intervir. A jogada que sentenciou o encontro chegaria pouco depois Rodrigo Lemos com uma chapelada incrível finalizou com classe para o 3-1, fechando a história da partida.
O Dynamo Boiev conquistou uma vitória importantíssima, demonstrando personalidade para virar o jogo e maturidade para segurá-lo. Os Nomads começaram melhor e nunca deixaram de lutar, mas faltou eficácia nos momentos decisivos.
por Pedro Chantre