Futah vence jogo de loucos e ultrapassa os ATP!
Jogo a contar para a 6ª jornada da Liga A2, que colocava frente a frente velhos conhecidos, dois históricos que se reencontravam num duelo com sabor a rivalidade, remontando a 2018 e já com 18 confrontos anteriores entre os tenistas dos ATP e os Futah!
A partida começou intensa, bem disputada e com poucas paragens, embora sem grandes oportunidades nos minutos iniciais. O primeiro a ameaçar foi Zé Forjaz, que puxou para o meio e disparou forte, obrigando Daniel Cabral (estrangeiro) a uma boa defesa. Pouco depois, novo remate de Forjaz, desta vez à entrada da área, de primeira, e novamente o guardião dos ATP respondeu com segurança. Mas a falta de eficácia dos Futah seria castigada: numa transição rápida pela esquerda, Gonçalo Castro apareceu ao segundo poste e só teve de encostar para colocar os ATP na frente. 1-0! A resposta não demorou. Forjaz, incansável na pressão, recuperou a bola junto à área e ofereceu o golo a Ricardo Ramos, que se desembaraçou do guarda-redes e atirou com potência de pé esquerdo para o empate! 1-1! Os Futah estavam lançados e pouco depois completaram a reviravolta. Num canto estudado, a bola foi metida rasteira ao primeiro poste e Bruno Granja desviou com o toque certo para o 2-1! A equipa manteve o ritmo alto e voltou a marcar ainda antes do intervalo: Forjaz penetrou pela defesa, tocou em Ricardo Ramos, que soltou de primeira para a entrada da área — e após um desvio traiçoeiro na defensiva dos ATP, a bola entrou, surpreendendo o guardião e fazendo 3-1 para os Futah ao intervalo!
A segunda parte começou com os ATP a tentarem reagir. Pedro Galvão atirou ligeiramente ao lado, mas pouco depois o golo chegaria mesmo: após alguma confusão na área, Pedro Carvalho cruzou para Filipe Silva, que finalizou de primeira e reduziu para 3-2, relançando o jogo! A resposta dos Futah, no entanto, foi rapidíssima, Granja foi lançado em profundidade e assinou um golaço ao ângulo, um remate indefensável que restabeleceu a vantagem de dois golos. 4-2! O jogo, porém, estava longe de terminado. Pedro Carvalho, sempre ativo, aproveitou uma defesa incompleta de Tiago Espada (estrangeiro) e, na recarga, fez o 4-3, mantendo viva a esperança dos ATP. O encontro transformou-se num verdadeiro vaivém ofensivo, com Ricardo Ramos a obrigar Daniel a uma grande defesa num livre direto. Nos instantes finais, o guarda-redes dos ATP, Daniel, foi apanhado fora da área e acabou expulso por travar um remate com a mão fora da área. Na cobrança do livre, Zé Forjaz assumiu a responsabilidade e não perdoou com um remate forte, colocado, sem hipótese para Pedro Galvão, que teve de assumir a baliza temporariamente fazendo assim o 5-3 mesmo em cima do apito final!
Vitória épica dos Futah, que vencem um autêntico jogo de loucos e ultrapassam os ATP na tabela, saindo assim dos lugares de descida e subindo para 6º lugar na tabela! Do outro lado os ATP descem para a zona de descida, mas estão nos calcanhares dos AZ Alto-Mar e Futah!
por Carlos Macedo