Allstars on Facebook

Jogo

Liga A, 2024-05-13 às 22:00 @ Inatel

Nota do árbitro: 5

1 - 0

000100

MVP: Pedro Ferrinho

Iraque Unita vs Ripa na Rapaqueca FC

Ferrinho garante os três pontos!

Num duelo muito complicado frente a uma equipa que necessitava de pontos, o Iraque Unita mostrou “fibra de campeão” e derrotou o Ripa por 1-0, com Pedro Ferrinho a vestir o papel de herói e a garantir os três pontos.

Soava o apito inicial e o Iraque entrava a carregar em busca de evitar surpresas. A primeira oportunidade não demorou a surgir, com Sérgio Ribeiro Ferreira a receber em grande posição e a soltar um remate muito potente com a bola a bater com estrondo no poste. Que oportunidade! A formação iraquiana continuava a carregar e voltou a dar o aviso. Desta vez, numa jogada muito bem construída Ricardo Rua recebe dentro da área e de pé esquerdo, atira um remate cruzado muito perto do poste. Continuava a ser a equipa do Iraque a criar perigo e pouco depois, foi Paulo Gabriel Mendes a conduzir no meio-campo adversário e do meio da rua, a disparar para uma defesa complicada de Gonçalo Mimoso. Por outro lado, o Ripa ia apostando numa defesa muito compacta e ia tentando ferir o adversário em contra-ataque. Numa dessas transições, Rodrigo Atanásio solta muito bem em Filipe Novo, com o recente reforço a fazer um remate muito forte para uma defesa apertada de Tiago Espada. Já no final do primeiro tempo, Rua voltou a ficar muito perto do primeiro, com o talentoso avançado a ficar encarregue de converter um livre à entrada da área e a atirar fortíssimo rasteiro, com o esférico a desviar na barreira e a quase trair o keeper.

Começava a segunda parte e a formação iraquiana continuava à procura do primeiro. A primeira oportunidade veio pelos pés de Tiago Mealha, com o defesa a tentar a sua sorte de muito longe e a obrigar Mimoso a voar para uma enorme parada. De seguida, foi novamente Mealha a receber o ressalto após um lançamento e a disparar à meia-volta a centímetros do poste. Cheirava a golo! Com os pupilos de Francisco de Brito balanceados no ataque em busca do golo, o Ripa continuava a apostar nas transições rápidas. Breves instantes depois, após um contra-ataque venenoso da formação do manto verde, Filipe Novo recebe o esférico no coração da área e tenta atirar para o fundo das redes, mas Espada agigantou-se e negou o golo com uma mancha incrível. A equipa do Iraque fez soar os alertas e respondeu da melhor maneira possível. Canto estudado pela formação iraquiana, com Rafael Roza “Rafinha” a cruzar e Sérgio a cabecear para mais uma defesa de Mimoso. Na recarga, Pedro Ferrinho apareceu no sítio certo e emendou com um grande remate para o primeiro da partida. Estava inaugurado o marcador! Após chegar ao golo, a formação comandada por Brito baixou um pouco as linhas e procurou gerir a vantagem. Por outro lado, o Ripa estava com dificuldades em furar a defensiva adversária e apostava as fichas todas na bola longa. Numa destas tentativas, Bernardo Moreira recebeu em esforço nas costas da defesa e tentou desviar com um toque subtil, mas Tiago Espada disse presente novamente e voltou a negar o golo. Apesar de ter abrandado o ritmo, o Iraque continuava à procura de dar a machadada final e já no final da partida, os homens de azul e amarelo ficaram muito perto. Sérgio fez uma grande arrancada na linha e tentou cruzar, com o esférico a desviar na perna do guardião e a acertar caprichosamente na barra. Na resposta e mesmo no último minuto da partida, o Ripa ainda causou calafrios ao adversário, com Atanásio a receber o passe longo e sem deixar cair, a disparar de primeira com muito perigo.  

Final do jogo, com o Iraque Unita a conquistar uma grande vitória frente a um sempre complicado Ripa e a dar um grande passo rumo ao título.

 

por Martim Carvalho