Empate atrasa Members na corrida pela permanência!
Neste emocionante confronto da 16ª jornada, os Members Club defrontaram os Heinakeres. Num jogo repleto de animação e com várias oportunidades desperdiçadas, os Members acabaram por deixar escapar uma chance crucial de conquistar três pontos e reduzir a distância para os SC Baga.
O início do jogo foi eletrizante, com uma excelente chance para Henrique Reis dos Heinakeres, que ficou livre no segundo poste e acertou na trave, mas Carlos Kameni (estrangeiro) conseguiu afastar o perigo após o ressalto! Os Members também tiveram a sua oportunidade com um contra-ataque liderado por Duarte Carvalho, que encontrou Benjamim Freitas (estrangeiro) pela esquerda, mas a receção não foi bem sucedida e não conseguiu finalizar. Ambas as equipas estavam a criar oportunidades, e os Heinakeres voltaram a ameaçar quando João Canadas driblou alguns jogadores e passou para Manuel Sampaio, que teve de rematar com o pé esquerdo para uma defesa relativamente fácil de Kameni. Logo depois, um erro de Manuel Begonha resultou numa grande penalidade para os Heinakeres! João Canadas converteu com um remate alto e potente que não deu hipótese ao guarda-redes. Mas os Members rapidamente responderam e empataram o jogo! Kameni aproveitou um pontapé de baliza para lançar o ataque, encontrando Benjamim na área adversária. O médio ganhou no duelo aéreo e serviu Filipe Torres, que marcou com um cabeceamento em mergulho para o fundo da baliza de Pedro Azevedo! O intervalo chegou com o placar empatado em 1-1!
O segundo tempo começou com um susto para os Heinakeres, quando João Canadas acertou de raspão na trave! Logo de seguida, um desentendimento entre António Almeida e Pedro Azevedo quase resultou num autogolo, mas os Heinakeres tiveram sorte e a bola passou rente ao poste. Os Members estavam determinados a conquistar os três pontos, e um excelente livre cobrado por Rodrigo Ramalho quase surpreendeu o guarda-redes dos Heinakeres, que teve de se esforçar ao máximo para evitar o golo. Pouco depois, Kameni serviu Benjamim, que com uma receção de peito espetacular preparou um remate acrobático que embateu com estrondo no poste da baliza de Azevedo! O jogo estava eletrizante, e os Heinakeres conseguiram aproveitar uma oportunidade para se chegar à frente. Vasco Neves arriscou um remate de meia distância e bateu Kameni, colocando os Heinakeres em vantagem por 2-1! Com os Members a pressionar em busca do empate, os Heinakeres tiveram algumas chances em contra-ataque, mas Francisco Gil desperdiçou uma boa oportunidade pela direita com um remate desenquadrado. No entanto, a vantagem dos Heinakeres foi efêmera. Benjamim recebeu a bola dentro da área, driblou um defensor e rematou ao 1º poste para o fundo das redes, empatando o jogo novamente! Os Members continuavam a pressionar em busca da vitória, ficando vulneráveis defensivamente e Francisco Gil quase colocou os Heinakeres à frente novamente com um remate à meia-volta, mas Kameni fez uma defesa brilhante e desviou para canto. Os Members também estiveram perto de marcar o golo da vitória, com um remate de Filipe Torres que bateu no relvado poucos metros à frente de Azevedo que desviou a bola para a trave! No canto seguinte, Diogo Branco cabeceou ao lado por pouco, mantendo a tensão elevada. O ritmo frenético continuou nos minutos finais, e Manuel Sampaio também ficou perto de marcar de cabeça. Nenhuma das equipas queria dividir os pontos, e após um ataque falhado dos Heinakeres, os Members partiram para um perigoso contra-ataque com vários jogadores que podia sentenciar a partida. Benjamim recebeu a bola pela direita, mas o seu remate cruzado apenas tirou tinta ao poste! O jogo terminou empatado em 2-2, com ambas as equipas a dividirem os pontos!
Com este empate, os Members encontram-se agora a cinco pontos de distância do SC Baga, com ainda três partidas restantes para disputar. Enfrentam um desafio árduo, embora não impossível, de ultrapassar os Bracarenses na tabela e assim tentar esquivar-se da despromoção através dos playouts. Indubitavelmente, os comandados de Diogo Matias saem deste confronto com um sabor de desilusão, visto que havia a possibilidade de arrebatar os três pontos diante dos Heinakeres, equipe que, a esta altura do campeonato, só pode aspirar ao 5º lugar na classificação.
por Carlos Macedo